ogoblin.com.br

O Homem Que Não Amava as Mulheres

Renato 15 de maio de 2013 Meus Preferidos 2 Comentários

O Homem Que Não Amava as MulheresAguardava ansiosamente o lançamento de “O Homem Que Não Amava as Mulheres” (The Girl with the Dragon Tattoo) de David Fincher. Antes de ter ido assistir o filme nos cinemas, decidi assistir a adaptação do filme original sueco, dirigido por Niels Arden Oplev em 2009. Como muitos, não li o livro e não tinha conhecimento da história. Após assistir aos dois filmes, notei algumas diferenças que valem ser mencionadas.

A versão de Fincher tem uma linda, porém desnecessária introdução. Efeitos hiperinteressantes e assustadores, mesmo que não tenham muita relevância com a história. No primeiro filme, a personagem Lisbeth parece ser mais perturbada emocionalmente e mais inteligente. Já no segundo, ela parece ser mais como uma menina confusa. Existe uma atmosfera mais assombrosa em relação aos personagens Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist, 2009 / Daniel Craig, 2011) e Lisbeth Salander (Noomi Rapace, 2009 / Rooney Mara, 2011) na primeira versão, e principalmente no que se refere aos crimes e a procura por provas.

The Girl with the Dragon TattooComo um todo, os dois filmes são excelentes. O que talvez faça a versão de 2011 se sobressair diante da anterior é a questão do áudio em inglês. A versão de 2009 tem o áudio original em sueco e isso soa estranho para quem está acostumado a assistir filmes com áudio em inglês.

Vale mencionar também o carisma dos personagens de cada filme. Não conhecemos tão bem os personagens do filme de 2009 quanto conhecemos o de 2011. A presença de Daniel Craig e Rooney Mara realmente deixa o primeiro filme sem muitas chances, embora os personagens te cativem ao longo do filme.

Não escolherei lados. Os dois filmes lhe acrescentarão algo. A versão mais recente é mais americanizada e está fadada a cair no gosto da maioria. Assista os dois e tire as suas conclusões, ou até, leia o livro antes ou depois de assisti-los para ter uma experiência completa.

Links das imagens:

http://cdn.scene360.com/wp-content/themes/site/uploads/girl_tattoo_sm.jpg

http://www.okmagazine.com/sites/okmagazine.com/files/imagecache/node_page_image/article_images/the-girl-with-the-dragon-tattoo-rooney-mara-rm.jpg

(como é uma comparação, não colocaria o pôster de cada filme, mas sim uma montagem apenas para unir as duas imagens, na ordem acima. Pode escolher outras imagens, mas achei essas duas cenas do próprio filme um pouco parecidas, justamente pra dar a ideia de comparação)

Gostou do post? Compartilhe-o!

2 Comentários

  1. Sergio 16 de maio de 2013 at 12:14

    adoro esse filme! muita ação assim eu gosto ;)

  2. Murilo 16 de maio de 2013 at 12:15

    deve ser bem violento … vou assistir com um amigo, mas acho que não vou gostar muito. prefiro as coisas mais leves

Deixa uma resposta